sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Exposição de obras da Artista Gabi Rodrigues pelo Coletivo Vertentes sofre vandalismo....

Pois bem pessoal venho informar que infelizmente a falta de cultura ou educação (não sei ao certo qual faz mais falta) atingiu no dia 20/09 uma de minhas obras (filhas) que com tanto carinho concebi.

A obra intitulada "Súplica da Essência" foi vandalizada e danificada permanentemente. 
É uma grande lástima saber que de alguma forma (que ainda não sei qual) pessoas que passavam pelo Aeroporto Internacional Salgado Filho de Porto Alegre mexeram na obra de tal forma que a descaracterizou por completo. Boatos correm que foi um grupo de estudantes (jovens adolescentes) andavam pelo local na tarde do feriado Farroupilha. Se é verdade ou não, não sabemos. O fato é que se eram estudantes, estavam acompanhados de algum responsável (se eles mesmos não podem ser considerados como o tal). Ela já havia sido danificada anteriormente, mas coisa sem importância pois poderia ser consertada, já que era somente na parte do silicone. Porém agora, a figura feminina feita de resina não tem solução.

A obra que para mim era como uma filha, como eu dizia, perdeu sua forma e identidade, pois justamente a maneira como olhava para cima (ou para o céu) e a imposição de suas mãos eram o que davam nome e justificativa à sua criação. 

O que fica agora é minha tristeza pelo ocorrido e a certeza de que muito ainda teremos que fazer para conseguir levar a Arte e, principalmente, a Educação em Arte à outros patamares.

Com tudo isso fiquei pensando na pergunta: Se são capazes de fazer isso com a representação da Água, o que farão com ela na sua forma real? Talvez agora a Súplica acabe ganhando mais voz e um novo significado. É como a força de uma vertente, pode esgotar aqui, mas encontrará sempre um novo caminho mais a frente......

Ver também: http://olhodegatoasadeborboleta.blogspot.com/2011/09/exposicao-de-obras-da-artista-gabi.html



Súplica da essência vem fazer uma relação entre o contexto da possibilidade do esgotamento da água e a necessidade que todos nós seres humanos temos deste elemento natural. É como se fosse a materialização ou humanização da água, numa tentativa de tocar as pessoas a se tornarem mais comprometidas e cuidadosas com ela, que possui muitas características da mulher. Ao tempo que é frágil, é através dela que a vida se propaga e se reproduz.






































Abs e até o próximo post!

Nenhum comentário:

Postar um comentário