segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Curso de Licenciatura em Artes Visuais/ULBRA: Formatura 2011/1

É com muito carinho e emoção que presenciei a formatura dos meus amigos do Curso de Artes Visuais da ULBRA na sexta que se passou. A solenidade foi recheada de heroísmo, ousadia, surpresas e companheirismo. Já na entrada dos formandos que de praxe são sempre aplaudidos de pé, a emoção tomou conta com o sorriso vitorioso da minha querida colega Michele Sassi. 

Não existem palavras para descrever o exemplo de força e persistência que é esta menina. 

Uma reportagem contando sua história saiu no clic RBS, no Blog das formaturas (http://wp.clicrbs.com.br/blogdasformaturas/2011/08/03/a-superacao-de-michele-sassi/?topo=13%2C1%2C1%2C%2C%2C77), e vale muito a pena ler. Tive a oportunidade de fazer algumas disciplinas com ela e acompanhei de perto o esforço que tinha que fazer muitas vezes para estar nas salas de aula, algumas nas quais não haviam outros acessos que não fossem escadarias. 

Aprendi com ela o verdadeiro significado da  velha frase do Raul "Sonho que se sonha só, é só um sonho. Mas sonho que se sonha junto é realidade." 




Li no blog da minha querida amiga Daniela Karg (http://aurora-auroradaminhavida.blogspot.com/2011/08/superacao-de-michele-sassi.html) a sua homenagem para a Michele e fiquei novamente emocionada, pois lembrei do momento em que a Michele apresentava seu Trabalho de Conclusão e a Dani, ajoelhada ao seu lado, segurava o microfone para a Mi. 


Esta cena foi relatada no sábio discurso da Profª Paranínfa da turma Ana Lúcia Beck ao falar sobre os heróis. É isto que eu acredito se tratar o termo heroísmo

Heróica é a Michele que superou sua paralisia cerebral e executou o estágio obrigatório do Curso de Artes Visuais, como professora, tendo seus alunos como ajudantes. 

Eu fiz o mesmo estágio e sei o quanto é difícil estar a frente de uma turma de adolescentes com seus preconceitos, rebeldias, agitação e conversas em tom de voz impossível de competir. Juro que eu tive um momento no meio do estágio em que surtei e pensei em desistir. A Profª Ana, nossa orientadora de TC, heróicamente me ajudou, indo além da relação de professor x aluno, sendo um pouco psicóloga, amiga, cúmplice, exemplo... e porque não dizer inspiração, pois ao final o meu TC tratou mais desta relação de professor x aluno do que do desenho em si que era o meu tema principal. Imagino hoje como seria estar no lugar da Michele...  Heroísmo também da Dani que mostrou a verdadeira alma que deve ter um herói pela sua demonstração de humildade, companheirismo, simplicidade e amor durante todos os momentos em que estive com ela. humildade porque ela é uma artista, estrela de primeira grandeza e mesmo com toda sua capacidade artística ficou emocionada quando seus alunos do estágio quiseram trabalhar as suas obras nas atividades e não as dos "chamados artistas renomados" que ela tinha preparado nos planos de aula; companheirismo porque nunca se negou em ajudar ninguém, mesmo que tivesse que se ajoelhar como fez com a Mi, estando sempre do nosso lado em todas as ocasiões; simplicidade porque ela é o que é, sem frescuras, sem máscaras, sem preconceito, com toda a sua luz e amor traduzidas no trabalho fantástico que divide com o irmão Pedro Karg (http://www.flickr.com/photos/pedrokarg/). Parceiros, cúmplices, amigos como nunca conheci igual numa relação entre irmãos.
 Heroísmo de todos nós estudantes de Arte que temos que enfrentar os muitos preconceitos que acompanham a nossa profissão e mais ainda quando se trata da Arte na educação, pois nos formamos Professores de Arte e ser professor demanda muito mais do que criar e expor uma obra de arte. Ser professor e artista vai ainda mais além e admiro muito todas essas pessoas maravilhosas que encontrei na universidade e que de suas maneiras executam brilhantemente este papel. Parabéns meus queridos! Todos merecem o sucesso, basta nunca esquecerem que na Arte o céu também não é o limite!
































































Bjs no coração de cada um e até o próximo post!

Nenhum comentário:

Postar um comentário