segunda-feira, 18 de julho de 2011

Grupo Vertentes em novo Projeto

Futuros sambistas ganham aula de saneamento

Informações gerais sobre saneamento e os vários usos, cuidados e fragilidades da água, que fazem parte da proposta de capacitação do movimento ECOA-POA de valorização das ações de saneamento, foram repassadas a integrantes da Associação Recreativa e Carnavalesca União da Vila do IAPI (ARCUVI). O evento aconteceu no dia 09 de julho, na quadra da escola, nas instalações do Porto Seco. Esta é uma das etapas da parceria entre o ECOA-POA e a entidade carnavalesca que escolheu como tema enredo de 2012 Água - berço da existência.

O ECOA-POA busca divulgar o saneamento e a realização do 26º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, em Porto Alegre, de 25 a 29 de setembro próximo. Aproveitando a realização de dois grandes eventos técnicos em Porto Alegre - que no mês de setembro se transformará na Capital do Saneamento - o movimento ECOA-POA pretende ampliar a disseminação de informações sobre as questões relacionadas ao abastecimento de água, coleta e tratamento do esgotos, drenagem e gestão das águas pluviais e gestão dos resíduos sólidos (coleta e disposição do lixo e limpeza urbana). Para atender a esta proposta todos os participantes dos projetos do ECOA-POA devem participar das capacitações e multiplicar as informações para os segmentos onde atuam.

Segundo o presidente da Associação Recreativa e Carnavalesca União da Vila do IAPI, Jorge Sodré, esta capacitação é importante para que esses jovens que estão treinando para integrar a bateria da Escola, entendam as questões ambientais e ajudem a disseminar as mensagens do saneamento. Eles fazem parte do projeto sócio-educativo que está sendo desenvolvido com a comunidade do entorno e visa a colaborar com a formação das crianças e jovens que vivem na vizinhança do barracão e da quadra de ensaios da entidade carnavalesca. O treinamento é feito sempre aos sábados à tarde.

Sodré chamou a atenção do grupo, formado por cerca de 30 crianças e jovens, para os aspectos relacionados com o meio ambiente e sobre como cuidar bem da água, tema-enredo para 2012. E destacou que cada um deve ajudar a multiplicar essas mensagens sobre a importância da água e a necessidade de sua preservação.
A palestra, ministrada pela jornalista Cecy Oliveira, coordenadora do movimento ECOA-POA, abordou as características da água, usos e fragilidades, gestão da água, água e saúde e água e desenvolvimento, vertentes do saneamento: abstecimento de água, esgotamento sanitário, drenagem urbana e gestão dos resíduos sólidos, água virtual.

Samba e arte

Também participaram do encontro com os integrantes da escola os artistas plásticos que vão trabalhar com elementos utilizados no saneamento. Para este projeto foram decisivos os apoios da Associação Gaúcha das Empresas de Obras de Saneamento (AGEOS), Departamento Municipal de Água e Esgotos (DMAE), de Porto Alegre, Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), Maquimotor S.A., Sociedade Técnica, Saint Gobain Canalizações e Mexichen.

Samba e arte 2

O projeto Saneamento Vai às Ruas, coordenado pela artista plástica Clô Carvalho, prevê a elaboração de obras de arte feitas com canalizações, conexões e outros materiais utilizados na área de saneamento. Estas obras estarão expostas em vários locais públicos de Porto Alegre, de 1º a 30 de setembro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário