segunda-feira, 25 de julho de 2011

Tá acontecendo na 8ª Bienal do Mercosul.... Encontro com o artista Oliver kocht-Kalleinen

No dia 12/07/2011 aconteceu no Curso de Mediadores da 8ª Bienal do Mercosul encontro com o artista Oliver Kochta. O artista é o responsável pela obra intitulada "Coro de Queixas" que será uma das atrações da 8ª Bienal do Mercosul a partir de setembro. 

A pequena cidade de Teutonia no sul do Brasil será a sede do Coro Reclamações (Coro de Queixas) primeiro da América do Sul. O projeto é de responsabilidade dos artistas Tellervo Kalleinen e conduta Oliver kocht-Kalleinen e pelo músico Lucas Brolese e vai transformar suas queixas em um coro impressionante. A participação é gratuita e sem necessidade de conhecimento prévio sobre cantar. 


Ver também:  http://www.ykon.org/news.html e http://www.complaintschoir.org/.








Coro de Queixas é um Projeto idealizado para que as pessoas possam falar o que querem e cantar as suas reclamações em voz alta, juntamente com seus colegas queixosos. O primeiro coro foi organizado em Birmingham seguido pelo Coros Queixas de Helsinki, Hamburgo e St. Petersburg.



Tudo começou durante um passeio de dia de inverno Tellervo Kalleinen Oliver Kochta-Kalleinen em Helsínquia. Talvez tenha sido devido à frieza do dia em que eles acabaram discutindo a possibilidade de transformar a energia das pessoas emanada de reclamar em outra coisa. Talvez não diretamente em calor -. Mas em algo poderoso de qualquer maneira.


No vocabulário finlandês não é uma expressão "Valituskuoro". Significa "Coro Reclamações", e é usado para descrever situações em que um monte de pessoas estão reclamando simultaneamente. Kalleinen e Kochta-Kalleinen pensou: "Não seria fantástico para tomar esta expressão literalmente e organizar um coro Reclamações real!" 


Como reclamar é um fenômeno universal do projeto poderia ser organizado em qualquer cidade do mundo. Kalleinen e Kochta-Kalleinen ofereceu o conceito a diferentes eventos, onde foram convidados como artistas - mas foi só depois de Springhill Institute em Birmingham ficou animado com a idéia de que o Coro Reclamações Primeiro tornou-se uma realidade. 


Birmingham (para alguns conhecido como o idiota " da Inglaterra ") era um lugar perfeito para iniciar o projeto. Os participantes - encontrados através de folhetos e cartazes pequenos - entendido o conceito instintivamente. Locais músico Mike Hurley virou as queixas em um fácil de aprender música. Dentro de duas semanas a música foi ensaiada com perfeição pelos participantes comprometidos - apesar do fato de que poucos foram capazes de cantar. Uma batida nasceu - com um refrão que você não pode sair de sua mente: "Eu quero meu dinheiro de volta ..." Depois o Coro Queixas de Birmingham tornou-se uma surpresa o sucesso Kalleinen e Kochta-Kalleinen foram convidados a iniciar coros queixas em todo o mundo. Em numerosas cartas de pessoas descrevem exatamente como em Hong Kong, Philadelphia, Gothenburg, ou Buenos Aires as pessoas reclamam talvez mais do que em qualquer outro lugar do mundo. Depois de Birmingham Kalleinen e Kochta-Kalleinen ter facilitado workshops Reclamações Choir em Helsínquia, St. Petersburgo, Hamburg- Wilhelmsburg, Chicago, Cingapura, Copenhagen e Tóquio. Eles documentaram todas as performances e eles estão apresentando os vídeos como uma instalação de vídeo poderosa em exposições de arte, assim como no site (http://www.complaintschoir.org/history.html). 

Desde o sucesso do Coro Reclamações Birmingham no YouTube que têm vindo a receber inúmeras cartas onde as pessoas descrevem como exatamente em Hong Kong, Philadelphia, Gothenburg, ou Buenos Aires as pessoas queixam-se talvez mais do que em qualquer outro lugar no mundo e, portanto, precisa de um coro de queixas própria. A capacidade limitada de Kalleinen & Kochta-Kalleinen para atender a necessidade aparente grande para todo o mundo coros queixas levaram-os a abrir este site e encorajar as pessoas a formar as suas próprias queixas coro Enquanto isso Coros várias reclamações foram iniciados por outras pessoas ao redor do mundo. Tudo começou com o Coro Reclamações Poikkilaakso formado em uma escola perto de Helsinki por Matti Salo e Hilli Elisa, o Coro Reclamações Bodø organizado por Kari Koksvik e Rönnberg Mikael eo Pittsburgh Coro Reclamações iniciado por Jenn e Strobel Ray. A estação de rádio CBC "As It Happens" também organizaram seus próprios interpreatation de um Coro de Queixas canadense. Mesmo Alasca tem agora seu próprio Reclamações Coro aka Reclamações Skunk repolho coral, que é intened para se tornar um destaque cultural anual em Juneau. Reclamação Budapest Coro aka Panaszkorus se tornou um grande sucesso - húngaros realmente pretender ser o "Campeões Mundiais de reclamar". O fez o seu melhor para provar essa afirmação. Você pode conferir todas na seção CHOIR deste site. Nossos agradecimentos vão para todos aqueles entusiastas que fizeram reclamando uma atividade gratificante.




Abs e até o próximo post.

2 comentários:

  1. Quero entrar nesse coro rsrsrsrs!!!!
    Bjs!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Dani e a verdade é que podia entrar para o grupo quem tivesse interesse. Quando o grupo de mediadores soube disso, através da palestra do artista, já era meio tarde senão teria divulgado por aqui. Mas nada impede que grupos independentes se formem e depois enviem para o artista, como o que já acontece. É isso mesmo que é legal neste trabalho. As pessoas começam a vivenciar a Arte e colocar a sua em prática. Bjus

    ResponderExcluir